Na sexta-feira, como homenagem ao Centenário da Diocese, foi realizada uma caminhada penitencial com a recitação dos mistérios dolorosos, prática comum nas paróquias da região no período quaresmal. O terço foi conduzido pelo coordenador estadual da Pastoral da Criança, padre Edilson Silva, da Arquidiocese de Uberaba.
No sábado, as atividades iniciaram bem cedo ao ar livre com uma oração inicial, refletindo e rezando à luz do Evangelho de São Lucas (Os discípulos no caminho de Emaús). As palavras-chave da oração (escutar, partilhar, caminhar, anunciar e profetizar) foram trabalhadas durante todo o dia nas palestras ministradas por padres e seminarista da diocese.
Padre Márcio Alves Pereira, da Paróquia Sagrada Família e Santo Antonio de Machado, apresentou a riqueza da encíclica Louvado Seja do Papa Francisco, que aborda assuntos referentes aos cuidados com a natureza, a Casa Comum.
Padre Éder Carlos de Oliveira, da Paróquia São Pedro de Alfenas, abordou o tema Quaresma: tempo de mudança de vida, oração e conversão. Os 53 coordenadores paroquiais presentes puderam perceber e entender a beleza desse tempo de penitência da Igreja Católica, além de se conscientizar da importância de utilizar o período quaresmal para praticar as obras de misericórdia enão ficar apenas presos às abstinências de alimentos.
Pedro Neto, coordenador da Pastoral da Criança na Diocese de Guaxupé, esclareceu a importância de existir em cada paróquia: “A Pastoral da Criança é mais que social: ela é prática de misericórdia, o cartão de visita de Igreja Católica para os pobres, que levanta a bandeira social da Diocese para cuidar das ovelhas afastadas do rebanho. É uma pena que muitos padres ainda são resistentes e não se convenceram desta dura e desafiadora realidade”.
No domingo, houve a oração inicial no campo preparada pela equipe da área Passos e, logo em seguida, os integrantes participaram de uma gincana com brincadeiras lúdicas, assessorada pela profissional de Educação Física, Caroline Silva Alexandre, de Poços de Caldas.
Com informações da coordenação da Pastoral da Criança.